Alan Villela
Registrado: Segunda-Feira, 11 de Janeiro de 2010 Mensagens: 1 Localização: Ouro Preto - Leopoldina / MG
|
Enviada: Qui Jan 14, 2010 21:44 Assunto: Em busca de um Teatro da Insanidade |
|
|
Olá amigos. É um prazer me juntar à vocês.
Me chamo Alan Villela, tenho 21 anos e sou graduando do curso de Artes Cênicas - Licenciatura - pela Universidade Federal de Ouro Preto, MG.
Recentemente iniciei meu trabalho de pesquisa voltado para a Esquizofrenia e os distúrbios psicológicos para a criação dramatúgica/artística e criação do ator.
Através da Psicologia Analítica, resgatar em pacientes com sintomas neuróticos e esquizofrênicos as imagens inconscientes. Uma construção dramatúrgica, teatral e artística que se construa através dos arquétipos.
Minha pesquisa é, ainda, recente e prematura, mas pretendo penetrar no universo da saúde mental, do psicodrama em trabalhos desenvolvidos com pacientes, visando a construção de um Teatro da Insanidade, criado por imagens através das imagens do inconsciente coletivo e pessoal, desenvolvendo, tanto uma dramaturgia (texto teatral), quanto a construção do personagem no corpo do ator.
E é através deste fórum que venho pedir uma ajuda, seja bibliográfica ou uma troca de idéia, opinião, para que eu desenvolva minha pesquisa. Já recebi algumas ajudas valiosas, Arnaldo Motta me indicou o traballho surpreendete de Nise da Silveira. Me indicaram também "O espírito na Arte e na Ciência" e "O Homem e seus Símbolos", do Jung.
Se alguém souber de mais algum material que me ajude eu ficaria imensamente grato.
Um abraço!
Alan. |
|
Celia Brandão
Registrado: Terça-Feira, 27 de Março de 2007 Mensagens: 22 Localização: são paulo
|
Enviada: Sáb Jul 24, 2010 21:45 Assunto: |
|
|
Caro Alan
Parabéns por sua pesquisa. Sem dúvida , como bibliografia básica você não deve deixar de considerar o volume IX das obras completas de Jung- Arquétipos e Inconsciente Coletivo. Abraço. Celia Brandão. |
|