| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
Admin Site Admin
Registrado: Segunda-Feira, 11 de Dezembro de 2006 Mensagens: 25
|
Enviada: Ter Nov 24, 2009 18:45 Assunto: Infidelidade |
|
|
A colega Andréa enviou a seguinte mensagem:
Sou estudante do 8º semestre do curso de Psicologia da Universidade
Católica de Santos. Quem me indicou este site foi a Psicóloga Elisabeth Furigo (ASPAS-Santos). Gostaria de saber possuem algum trabalho sobre o tema Infidelidade Conjulgal ou até mesmo livros para indicar. Tenho interesse em desenvolver esse
assunto no meu TCC ano que vem.
Grata
Andréa. |
|
|
 |
Admin Site Admin
|
Enviada: Ter Nov 24, 2009 18:48 Assunto: Indicação bibliográfica |
|
|
Em resposta a nossa solicitação, a colega Sylvia Baptista escreveu:
Eu gosto muito de trabalhar a ideia de traição (infidelidade está nessa área) com "A Alma Imoral" do Nilton Bonder. No MiPA, nosso núcleo de Mitologia e Psicologia Analítica (meu junto com Ana Célia e Elza), trabalhamos durante 4 aulas o tema da Traição e Culpa, fazendo um link disto com a mitologia e colocamos na nossa bibliografia sugerida os livros abaixo:
Traição, in Estudos de Psicologia Arquetípica, James Hillmann, p.79, RJ:Achiamé;
Amar, Trair, Aldo Carotenuto, São Paulo: Paulus;
A Alma Imoral, RJ: Rocco.
A peça "A Alma Imoral" continua em cartaz e eu recomendo bastante. É um trabalho lindíssimo com uma atriz de primeira linha e o texto do livro.
Usamos também a discussão de 2 filmes, abordando principalmente a traição a si mesmo, através de "As horas" (focado na personagem grávida) e "Madagascar" (o desenho animado).
Bem, é isso. Espero que ajude. |
|
|
 |
Admin Site Admin
|
Enviada: Ter Nov 24, 2009 18:50 Assunto: Outra indicação |
|
|
Uma nova indicação, desta vez da colega Vanda Di Iório:
Além dessas indicações da Sylvia, no meu curso de terapia de casal usamos o texto do Paulo Grimberg, da Revista Junguiana (publicação da SBPA), nº 18 sobre a traição de Bentinho.
Existem capítulos de livros que falam desse tema, por exemplo nos dois volumes de Gritos e Susssurros.
Tenho em mãos uma monografia da Ana Maria Russo "Vivendo um Contexto de traição - Um casal em Crise". |
|
|
 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
|
|